segunda-feira, 19 de março de 2012


ASSIM COMEÇA A TOLERÂNCIA

Primeiro educadamente ouça com atenção, depois pense e pense e só então fale.

Às vezes o diálogo pode ficar comprometido se a outra pessoa é refratária. Isto é, ao invés de absorver as palavras ouvidas e perceber seus significados, ela simplesmente as ignora, não as aceita, podendo até fazer pesadas críticas.

Quando uma pessoa fala mal de determinado assunto, pessoa ou coisa, ela pode estar fazendo-o por pura ignorância. Ignorância que vem do fato de jamais ter procurado saber qualquer coisa a respeito daquilo que critica ou condena com veemência. É necessário conhecer e saber e até viver o outro lado primeiro, para poder eliminar o ponto negro de sua ignorância. Só podemos conversar de igual para igual quando tivermos bastante conhecimento e certeza daquilo sobre o qual iremos falar. Não basta um conhecimento superficial, pois isso é muito relativo demais, onde se defenderá o seu lado menosprezando o outro por mero capricho ou prazer desumano.

Por manterem essa atitude um tanto dogmática, fundamentalista e fechada, criam um clima desagradável e asfixiante. A não aceitação de qualquer outro ponto de vista além do seu torna a discussão estéril ou conversa unilateral e ditatorial.

A liberdade é sonho de todo ser humano. Ser livre é como poder voar, flutuar por se sentir entre iguais e nada impedindo sua felicidade. Ajuda e é ajudado, socorre e é socorrido. Não se prende a conceitos a menos que estes sejam para fomentar a sua alegria, sua paz e seu amor e os dos seus irmãos. Assim é uma pessoa do livre pensar e agir.

Uma pessoa livre e de mente aberta compreende e respeita as opiniões alheias e ainda faz uma reflexão sobre o que elas dizem, melhorando-as se possível com novas boas ideias; será ela chamada de sábia e mestre. É importante e de direito que as pessoas tenham oportunidades para se expressarem livremente, sem nenhum medo as sufocarem. E o farão de maneira honesta, sem caírem no ridículo ou de exercerem qualquer abuso. Para que o equilíbrio se dê numa conversa, temos que meditar e aplicar o que diz a frase: “De vez em quando reprimimos os outros, enquanto ao mesmo tempo lutamos contra nossa própria repressão’, um sábio rosacruz.

Para que haja uma convivência pacífica entre os seres humanos, SS Dalai Lama assim se expressa: “Compreendo que o significado de ‘uma boa pessoa aberta’ seja igual ao de uma ‘porta aberta’: pode ser aberta facilmente, sem problemas. ‘Livre’ quer dizer o mesmo. Uma pessoa livre e aberta, quanto mais absorve novas ideias, mais se entusiasma em passar adiante novas energias. Dessa forma, as pessoas se ajudam mutuamente, o que é muito útil e bastante necessário, especialmente nos dias de hoje”.

Só assim então poderemos começar a sonhar com uma verdadeira fraternidade planetária. Só assim acabariam os conflitos ideológicos de supremacia de uns sobre outros. É utópico, mas é o caminho justo.

Quando conversar com alguém que tenha pensamentos diferentes dos seus, escute-o atentamente e tenha em mente sempre que, está vendo à sua frente um ser que carrega dentro de si a mesma divindade que você carrega. Os pacíficos compreendem a expressão: Nemastê, e quando cumprimentam a dizem a todos indistintamente; seu significado: ‘o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você’.

Agindo igualmente assim estaremos também colaborando para o fortalecimento de uma fraternidade mundial baseada na Paz, amando e respeitando verdadeiramente o seu próximo.

(publiquei no jornal "Tá na Mão" de Fernandópolis, SP, edição de 17 de março de 2012)

Um comentário: