sábado, 10 de março de 2012


 MUDANÇAS

Quando alguém te pedir: ‘quero que você exploda!’, o que você fará? Qual a sua reação emocional? E qual o sentido figurado e o quê pensar da ordem dada?

É fato que o milho pipoca quando submetido a uma imensa pressão e calor do óleo quente, explode. E magnificamente revela aos nossos olhos a sua beleza, uma alvura muito grande, imanente, adormecida dentro da pequena semente. Transforma e revela-se útil.

Transportada essa situação para o ser humano submetido a uma determinada situação opressiva, belicosa, estressante, teríamos a capacidade de nos tornar ou mostrar aquilo que temos de verdadeiro e bom dentro de nós que, chamamos de o verdadeiro Amor? Apesar de tudo reagiríamos de maneira pacífica e tolerante ou inversamente?

Toda mudança que aconteceu no plano físico/material conduziu a humanidade à evolução, houve um progresso, elevando-a para os estágios superiores na escala evolutiva. Sem as mudanças que aconteceram propiciando um desenvolvimento material, o ser humano ainda estaria vivendo as mesmas condições dos séculos anteriores, pois nada se criara de benéfico. Se temos e gozamos de certas regalias e comodidades hoje, é devido às mentes brilhantes que buscaram mudanças, movidos pela necessidade criativa de melhoraria da vida, tornando-a mais confortável, segura e até mesmo mais prazerosa.

Pela quantidade dos objetos que nos cercam, temos a dimensão e o grau da evolução material atingida. E, favorecidos pelo alto grau de desenvolvimento alcançado, hoje a cada segundo, estamos dando passos cada vez mais largos dentro da escala evolutiva. Mas, e quando a nós, os beneficiados com tantas maravilhas, pessoalmente estamos preocupados com a nossa evolução pessoal interior, íntima e divina?

Esse desenvolvimento, essa mudança é estritamente pessoal. Somos os criadores dela e temos as ferramentas e os materiais necessários para o trabalho artesanal da modelagem da nossa parte espiritual. Seria a nossa esperada explosão a qual revelaria o nosso lado mais belo, puro e verdadeiro.

O mundo material extremamente evoluído é e será sempre o suporte para a nossa evolução espiritual, afinal é nele que moramos e vivemos. É nele que devemos fazer desabrochar aquilo que verdadeiramente temos aninhado, dormindo dentro de nós: a nossa Essência Divina. Quando tomamos consciência disso, mesmo nesse mundo agitado demais, e mergulhamos ‘em nosso silencioso universo interior’ começamos a comungar e a resgatar o cálice sagrado, o nosso Graal, “porque o Reino de Deus está dentro de vós”.

O conhecimento esotérico, místico é farto, o encontramos nos livros e na natureza, e dele devemos procurar saber o máximo possível, nos apropriar da sua sabedoria e praticá-la, pois ele é a Luz da Senda, o Caminho, e a Chave dos portais dos mundos físico e espiritual, enfim da Maestria.

É ensinado em todas as Tradições que, o desenvolvimento do ser só se dará na exteriorização das nobres virtudes, as quais transformarão a matéria bruta que somos em algo refinado, alinhando a sua beleza interior, divina, com a beleza exterior que é o reflexo da Luz da Criação em tudo e todos.

Quando você tiver que explodir, exploda. Contudo, exploda sabiamente de maneira a revelar educadamente a nobreza da sua atitude, em palavras e atos que o conduza rumo à Perfeição e que sirva de exemplo aos outros. Não se deixe levar pelo lado belicoso e terrível, mas sim pelo pacifismo do guerreiro, que ajuda, respeita e ama o seu semelhante, pois o compreende e o perdoa. Quando explodir revele o seu lado bom!
(artigo publicado no jornal "Tá na mão" Fernandópolis, SP, edição do dia 03 de março de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário