terça-feira, 13 de dezembro de 2011


ECOLOGIA INTERIOR

Você está preocupado com o meio ambiente? Se a resposta for afirmativa é sinal de preocupação com o seu futuro, dos seus filhos e netos sobre a Terra. Assim como você há milhões. Cria-se um sentimento de amor ao Planeta, respeito e zelo, não só com o nosso habitat, mas também aos demais reinos.

Existe um modelo padrão para a redução do lixo doméstico, industrial, comercial etc. São ações conhecidas pelo nome de: 5 R’s, a saber: Repensar (consumir só produtos necessários), Reduzir (pensar bem antes de comprar), Reutilizar (comprar produtos de embalagens reutilizáveis), Reaproveitar (as embalagens você mesmo) e Reciclar (consumir produtos de materiais reciclados ou que possam ser reciclados).

Para solidificar as ideias acima, do agir ecologicamente correto, o ser humano deve promover concomitantemente algumas alterações no seu ser físico e em seu íntimo. Deve reprogramar-se e praticar uma Ecologia Interior.

Sobre o maltrato a que nos submetemos, Frei Betto faz uma citação que serve para uma profunda reflexão: “Por um minuto, esquece a poluição do ar e do mar, a química que contamina a terra e envenena os alimentos, e medita: como anda o teu equilíbrio eco-biológico? Tens dialogado com teus órgãos interiores? Acariciado o teu coração? Respeitas a delicadeza de teu estômago? Acompanhas mentalmente teu fluxo sanguíneo? Teus pensamentos são poluídos? As palavras, ácidas? Os gestos, agressivos? Quantos esgotos fétidos correm em tua alma? Quantos entulhos - mágoas, ira, inveja - se amontoam em teu espírito?”.

Ao nosso ser físico, mental e espiritual devemos dar a devida atenção ecológica, aplicando as mesmas ações para nos limpar e conhecermos melhor e, aos outros seres ao redor. Silêncio, Meditação e dedicação serão necessários na aplicação da Ecologia Interior, pois é o conhecer-se a si mesmo. É a consciência de buscarmos o Sagrado em nós que seremos transformados. Essa busca é um antigo desejo latente e hoje, mais do que nunca, se faz urgente pelos atuais estados críticos das nossas ‘casas’.

Resumidamente ficaria assim os 5 R’s: “Responsabilidade (com a comunidade planetária e também plena expressão de sua própria essência). Redução (de pensamentos, sentimentos e atitudes egoístas/excludentes). Reutilização (de pensamentos, sentimentos e atitudes construtivas, mas “engavetados” em alguma parte do Ser). Reciclagem (de pensamentos, sentimentos e atitudes que inibem, de forma compulsiva, a manifestação da VIDA em sua vida). Revolução ética (vivência, no dia a dia, de novos padrões de conduta na sua vida pessoal, familiar, profissional e em sociedade)” - Simone Silva Jardim, estudante rosacruz.

Aí sim, teremos condutas e seremos verdadeiros cidadãos do mundo, cuidando da nossa casa (o planeta), do nosso templo (o corpo e mente) a morada da centelha divina (a Alma). A verdadeira Ecologia só acontecerá se houver perfeita e respeitosa harmonia no relacionamento do ser humano com a natureza, uma sustentabilidade irmã e amorosa.

Não adianta sensibilizar-se somente com o mundo exterior porque poderá nos causar desconfortos futuros. O nosso mundo interior não nos causa também grandes desconfortos e dores? Pense!


(artigo publicado no Jornal 'Tá na Mão' - Fernandópolis, SP, em 22.10.2011)


Um comentário:

  1. Celso, amei de paixao, principalmente na parte de praticar uma ecologia interior, o conhecer-se a si mesmo, o cuidar do planeta, corpo e mente e da alma! Sensacional, eh tudo que precisamos p/termos um mundo melhor! bjs Keico.

    ResponderExcluir