segunda-feira, 24 de outubro de 2011


Outros planetas outras vidas

Aceita o universo
Como to deram os deuses.
Se os deuses te quisessem dar outro
Ter-to-iam dado.

Se há outras matérias e outros mundos –
Haja.

(Alberto Caeiro – Fernando Pessoa)


“Não é concebível que somente o nosso pequeno globo tenha sido destinado ao fenômeno da vida. No tempo eterno certamente existem sistemas solares que também formam locais adequados à manifestação da vida e da inteligência”. Um ensinamento Rosacruz.

Você já se pegou olhando para o céu em noite escura e sem nuvens, estando no campo longe da cidade? Quantas estrelas você conseguiu contar?

A visão esplendorosa é impressionante, bela e provoca um arrepio. A imensidão que se desenha deixa-nos sem palavras e faz surgir questões sobre o Universo, seu formato, seu tamanho, o porquê de sua existência, como surgiu etc, e uma pergunta se apresenta: existe vida além da Terra?

As ciências têm tratado este assunto de maneira incansável, entre elas a astronomia e astrofísica. Vasculhando o cosmos novos planetas são localizados fora do nosso sistema solar. O velho fascínio pelo mistério da Criação intriga e instiga os cientistas e os místicos a se unirem para desvendá-lo. A vida é parte dos mistérios. Procura-se decifrá-la aqui e detectá-la no Universo.

A imensidão contemplada à noite compreende estrelas próximas, até onde pode alcançar a limitada visão humana. Esse espaço finito se torna infinito pelos olhos dos modernos telescópios terrestres e espaciais. Ainda não se tem a dimensão exata do tamanho (ou idade) do Cosmos que está em expansão. O número atual é 13 bilhões de anos-luz o universo visível.

Estamos sós? Avalia-se que no Universo existam aproximadamente 100 bilhões de galáxias. O número projetado de estrelas em cada uma das galáxias é de 100 bilhões.

O nosso Sol é uma estrela dentro da galáxia Via Láctea. Um sistema planetário. Dentre os planetas a Terra por sua localização em distância ao Sol, desenvolveu condições propícias, favoráveis para o surgimento da vida em sua superfície.

Na Via Láctea e em outras galáxias podemos supor que algumas estrelas se assemelham ao nosso Sol, com um sistema planetário bem semelhante ao nosso. Torna-se evidente a existência de condições à vida em algum outro planeta. ‘Negar esta evidência redundaria em dizer que Deus teria criado o universo para que só o planeta Terra fosse povoado por seres vivos, o que parece, senão absurdo, pelo menos muito restritivo’ Serge Toussaint, FRC, ou um tanto egoístico de nossa parte.

‘Assim como é em cima é embaixo’ e vice-versa. Perante a imensa massa de estrelas acima de nós temos o macrocosmo, o Sistema Solar em escala infinitamente menor é o microcosmo. E tudo o quê aqui acontece é reflexo do que acontece além. Certamente, se aqui a vida biológica surgiu no momento favorável para a formação das moléculas replicadoras, tal condição poderá acontecer ou já aconteceu em outros planetas. O mecanismo para laborar a vida será o mesmo em qualquer parte, assim como qualquer princípio das Leis da Física será o mesmo em qualquer ponto do Universo.

A possibilidade matemática das condições para vida extraterrestre é muito grande pela grandeza da Obra Cósmica do Grande Arquiteto do Universo, se tornando inegável, mas ‘não é de fato a existência dos extraterrestres que deve ser posta em dúvida, pois ela parece evidente com relação ao Universo é à razão pela qual Deus o Criou, a saber, servir de suporte para evolução da Alma Universal’ Serge Toussaint, FRC.

‘Na verdade, confiamos que na miríade de universos e astros existentes no Cosmos haverá locais adequados para a vida consciente e evoluída, como a que conhecemos. Permitindo que outras civilizações estejam convivendo conosco, embora à distância, no tempo e no espaço, muito grandes no momento atual’ Charles Vega Parucker, FRC.

A literatura e o cinema sempre tocam no assunto, proporcionando matérias excelentes como lazer, e ao mesmo tempo reflexivas. Será que por trás da ficção não se esconde uma realidade, uma verdade, recebida intuitivamente? Ou, não será que ainda ouvimos intimamente a canção da terra distante?

Assustamo-nos quando imaginamos como são os extraterrestres. Entretanto, a vida manifestada deve obedecer a arquétipos da Mente Universal, e dentro dos seus diversos estágios na escala evolutiva. Os seres vivos animais, vegetais e humanos alienígenas poderão ter uma grande semelhança daquelas que povoaram, povoam ou irão povoar o nosso planeta.

Também ficamos um tanto receosos por sua vinda até nós. Existe um fator complicador para uma suposta invasão, ele é a imensidão que nos separam dezenas, centenas e até milhares, milhões de anos-luz. As técnicas para vencermos tais distâncias só existem na concepção artística, especulativa, ainda longe de ser realidade pelo menos para a raça humana.

Acreditar na existência de outras civilizações extraterrestre não deve abalar nossas crenças religiosas e místicas. ‘Havendo vidas conscientes em outros planetas, estas deverão chegar às mesmas conclusões dos aspectos fundamentais que envolvem o surgimento do Universo e da vida inteligente’ um Mestre Rosacruz.

As nossas verdades sagradas foram inspiradas em Deus. Deverão as mesmas verdades incontestáveis para nós ir além do tempo e do espaço e estar presente em qualquer lugar, em qualquer civilização terrena ou extraterrena. Se as Leis Materiais, da física, química, nuclear, quântica etc tem sempre os mesmos princípios e apresentará resultados iguais não importa onde, as Leis Espirituais seguem a mesma lógica absoluta e imutável.

‘A verdade sempre será verdade, aqui na Terra ou em qualquer lugar desse Universo infinito’, antigo ditado místico. Quanto ao comportamento dos seres, assim como temos as diferenças entre nós nas maneiras de pensar, falar e agir; num variado leque de personalidades que, alimentam os mais variados desejos, o mesmo acontece em quaisquer civilizações. Se um dia, houver um contato entre nós e uma civilização extraterrestre que ela seja portadora da Luz, da Vida, do Amor e da PAZ. Assim devemos também proceder, formando uma grande fraternidade universal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário