domingo, 24 de abril de 2011

Agradecer à Vida

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher." (Cora Coralina)


Fomos agraciados com uma dádiva: a vida. Ela preenche o espaço temporal terreno entre o nascimento e a nossa transição. A nossa consciência faz com que a percebamos e dela nos tornamos seus observadores.

Mas, para sentir sua existência em meio ao caos que é nosso mundo, é preciso parar. Mesmo neste conturbado planeta onde parece valer os pensamentos de destruição pela ganância de se possuir os bens terrenos, que levam seres humanos à guerra e a se digladiarem como feras, existe a dádiva da vida e a nossa consciência dela.

O precioso presente jamais poderá ser criado pela inteligência humana. Nos dizeres do Dr. H. Spencer Lewis, FRC, a vida é uma coisa fantástica que “não pode ser comprada, não pode ser artificialmente fabricada, não pode ser decretada por nenhum ato governamental, não pode ser legislada e nem suprida humanamente”. É claro que o homem utilizando as ciências, a medicina e outros conhecimentos modernos têm em muito ajudado o ser físico, aumentando a longevidade, curando e erradicando doenças, melhorado os alimentos e o conforto para um bem estar que nos tornam temporariamente felizes.

Todo este desenvolvimento se deve exclusivamente à vida, primeiro requisito fundamental da nossa existência. Completa Spencer Lewis: “sem vida não há necessidade de saúde; sem vida não necessidade de felicidade e paz; sem vida não há necessidade de quaisquer das coisas que o homem criou ou que os impérios organizaram ou que o homem possa imaginar”, esse é um dom que nos foi doado abundantemente pelo Deus do nosso coração, Pai de todos nós, independente dos nossos credos e posições sociais, ela é algo que não pedimos no começo e da qual não temos controle para o seu final.

A Vida supera em valores quaisquer coisas ou bens materiais. Ouvimos narrativas de pessoas perto do momento em que a vida se esvai, dizerem que tudo que possuem nada vale perante a preciosidade da Vida que lhe foi dada e que se esvai. Sua Santidade, o Dalai Lama quando perguntado qual é o animal mais estranho sobre a face da Terra, respondeu: o homem. Ele luta a vida inteira para acumular posses e bens perdendo a saúde e depois gasta toda a sua fortuna tentando curar-se das doenças que o afligem.

A Vida transcorre entre dois grandes mistérios da natureza, dois eventos magníficos: o nascimento e a transição do corpo terreno. Um período em que o ser humano vive no mundo das ilusões, se excita, se fascina dedicando todos os seus pensamentos e energias na conquista e aquisição de bens de valores menores, chegando mesmo a sacrificar sua própria vida.

 Um místico quando pensa na Vida não pensa somente na vida existencial do homem. A vida para ele engloba todos os demais seres vivos: animais, plantas e o próprio planeta que habita ‘Gaia, a Mãe Terra’. A vida neles também é uma dádiva divina, um presente e que raramente alguém se lembra de apreciar as suas belezas, tendo os cuidados necessários na sua manutenção e dando a devida gratidão.

São abundantes os frutos advindos da Vida. Imagine uma plantação de um cereal qualquer, a vida está presente na planta, nas flores, nos frutos e nas sementes que gerarão novas plantas. Devemos a todo instante sermos gratos à dádiva da vida e por tudo que vive, não devemos ser gratos só num dia do ano e num lugar determinados. “Vamos expressá-lo de modo menos ritualístico, de forma menos cerimonial, mas com verdadeira sinceridade em nosso coração e de uma maneira que transmita aos outros uma nota de alegria, uma nota de gratidão”.

Além da maneira silenciosa de agradecimento, podemos enaltecer um grande sentimento pela Vida quando transmitimos alegria através de um sorriso, quando somos gentis mostrando que a nossa felicidade e desejando que todos também sejam felizes graças e com a vida; ajudar alguém a solucionar uma questão ou um problema que o aflige demonstra-se gratidão pela nossa Vida e pela Vida do nosso semelhante; levar uma palavra de carinho, de conforto que transforme a outra pessoa nos dá um entendimento melhor da Vida.

A demonstração de agradecimento pela Vida que mais toca a pessoa é quando sente que este amor pela Vida vem do seu coração e o expressa em voz numa prece ao Deus e Pai de toda a criação.

Se cada habitante do nosso planeta fizesse esses momentos de agradecimentos à Vida diariamente, não haveria mais motivos para as guerras, deixaríamos de destruir nossos irmãos e a natureza que nos sustenta, reinaria um clima de felicidade, abundância e prosperidade. Reinaria finalmente a PAZ na Terra. Individualmente podemos começar hoje.




Um comentário: